domingo, 24 de fevereiro de 2013

Desenho com lápis de cera

Olá a todos.
Por norma todas as crianças adoram desenhar. Tal acontece porque o desenho é uma atividade lúdica e divertida na qual a criança pode expressar-se através de traços e cores.
Na nossa sala, o desenho é uma atividade que suscita bastante interesse nas crianças. É habitual vê-las a pegar no papel e no lápis e começar a desenhar. Não raras vezes, os peixinhos juntam-se a mim quando estou a desenhar e gostam de imitar esta ação. Por isso, sempre que podemos, as atividades de desenho fazem parte da nossa rotina.
Denotam-se já vários níveis de desenvolvimento, existem peixinhos cuja prioridade é explorar o papel e o lápis, existem outros que começam a realizar preensão palmar e assim fazem surgir os primeiros traços ainda que de forma pouco acentuada e, por fim, alguns peixinhos já desenvolveram uma relação bastante próxima com o lápis, sendo já capazes de pegar nos mesmos de forma correta e realizando garatujas (as garatujas caraterizam-se pelo exercício da ação).

Os desenhos são excelentes ferramentas para o desenvolvimento de competências motores e cognitivas. A nível motor permite o desenvolvimento da motricidade fina e da coordenação motora, sendo que a nível cognitivo estílula a criatividade, a linguagem/comunicação e as relações entre a realidade e a concepção da mesma. O desenho infantil apresenta vários estágios consoante a interpretação que a criança tem do mesmo. Neste momento, o nosso grupo encontra-se numa fase muito inicial, onde ainda não existe uma relação entre o pensar e o expressar, mas que se foca essencialmente na ação.


Beijinhos dos Peixinhos =)









Sem comentários:

Enviar um comentário