domingo, 24 de fevereiro de 2013

Brincar com bolas

Olá a todos =)

Dentro do nosso cesto dos brinquedos existem várias bolas com diferentes tamanhos e texturas. Este é um brinquedo com o qual as crianças contactam bastante cedo devido à sua acessibilidade, assim como ao estímulo que representam para a sua curiosidade.
Na nossa sala são constantes as brincadeiras com a bola, quer orientadas, quer livres. Esta semana, focámos a nossa expressão motora neste objeto, uma vez que os peixinhos demonstram uma grande vontade de o explorar. Assim, atirar, agarrar e chutar foram as nossas palavras de ordem. Numa perspetiva adulto/criança e criança/criança brincámos e trabalhámos várias competências essenciais ao desenvolvimento da criança.

Os jogos com bolas permitem desenvolver várias competências em diferentes contextos e vertentes. A nível motor permite trabalhar o equilibrio, a coordenação motora e a força muscular. É também, um excelente estímulo ao desenvolvimento social na vertente de grupo, uma vez que as crianças brincam juntas com a bola, assim como na vertente individual, pois reforça a auto-estima. Para além destes fatores, a bola é uma ferramente muito importante para o desenvolvimento da curiosidade.

Por todos estes motivos não nos cansamos de brincar com as nossas bolas =)

Beijinhos dos peixinhos =)





Sem comentários:

Enviar um comentário