quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Brincar ao ar livre

Olá a todos =)
Esta semana temos aproveitado que ainda não chove para brincar no pátio. Gostamos de andar no escorrega e de trepar pelos outros equipamentos. Tem sido muito divertido.
Além de ajudarem a desenvolver uma data de competências motoras e sociais, as brincadeiras ao ar livre ajudam-nos também a criar defesas e a reforçar o nosso sistema imunitário. Não obstante, são estas brincadeiras que nos ficam na memória e que um dia mais tarde recordamos com maior alegria.

Segundo Mónica Pinto, pediatra do desenvolvimento, in SAPO Bebé:
«O contacto com a natureza e com vários tipos de patogéneos cria nas defesas da criança uma memória imunitária que favorece a sua capacidade de resistir a infeções. A asma e as doenças de autoimunidade estão mais presentes nos países industrializados, por um lado, pela poluição e, por outro, pela redoma em que as crianças tendem a viver»
"Um estudo da Universidade de Bristol, no Reino Unido, concluiu mesmo que as bactérias na lama ajudam a ativar a serotonina, ou seja, os químicos da boa disposição. De acordo com o líder da equipa de investigação, Chris Lowry, o estudo vem realçar «a importância de um sistema imunitário saudável para a manutenção de uma boa saúde mental». No comunicado de apresentação das conclusões, o investigador considera que, «se calhar, devíamos todos passar mais tempo na lama».

Exploradores de palmo e meio

«Ser criança é explorar e nunca um explorador esteve imaculado», constata Mónica Pinto. «A brincadeira espontânea, sem horários e acessórios ajuda a estimular mais a criatividade», refere a especialista. No entanto, «as regras são importantes para que haja segurança e a supervisão do adulto também, sobretudo com crianças pequenas. E o seu envolvimento ativo dá ainda mais satisfação às crianças».

São estes os factos que nos levam a acreditar que o contacto com o meio ambiente e com todas as suas condições atmosféricas é essencial para o bom desenvolvimento dos nossos peixinhos. Por isso, sempre que pudermos iremos usufruir do nosso espaço exterior!

Um beijinho dos peixinhos **

Sem comentários:

Enviar um comentário